quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O VALOR DO PROFISSIONAL AEROPORTUÁRIO PARA O GOVERNO FEDERAL

Por Mauro A. Lorenzon



 COMITÊ CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA INFRAERO - CCPI


Na sexta-feira, 26 de outubro de 2012 14:15, a administração da Infraero divulgou a seguinte notícia por e-mail corporativo:

"A Infraero está a caminho de seus 40 anos!
A fim de nos preparar para essa importante data, o presidente Gustavo do Vale aproveitou a cerimônia do aniversário dos 39 anos, em Brasília, e anunciou a criação do e-mail “Infraero 40 anos” para o recebimento de sugestões de comemoração.
Dessa forma, já podemos começar a pensar que homenagens a Empresa merece receber em 2013.
Você terá até o dia 31 de outubro para sugerir ações para esse grande momento da Infraero.
Enviamos em anexo o regulamento de participação, que também está disponível na Infranet.
Só serão aceitas sugestões que estiverem rigorosamente dentro dos critérios estabelecidos pelo regulamento.
Leia e participe!"

Sinceramente, ficamos a imaginar quem está motivado o bastante para contribuir com isso?
Ao menos nos aeroportos privatizados os mais motivados são os concessionários, que estão sorrindo à toa e devem ter uma boa frase para atender aos anseios da presidência da Infraero.
No mais só podemos contribuir, enquanto aeroportuários, completando a frase de Henry Ford, que está estampada no certificado que recebemos recentemente (Prêmio por Excelência da Carga Aérea), senão vejamos:

"Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, trabalhar juntos é um sucesso, e FICAR COM O FUTURO PROFISSIONAL INDEFINIDO, SOFRENDO AS CONSEQUÊNCIAS DA PRIVATIZAÇÃO É O RESULTADO DO SEU TRABALHO".

O edital de leilão dos aeroportos federais não exigiu dos interessados comprovação de experiência no segmento de logística de carga aérea, outra área de negócios da Infraero que foi entregue no “pacotão privatista” do governo federal, ou seja, fomos substituídos por consórcios desqualificados para tal; mesmo naquilo em que o governo cobrou a comprovação de experiência, foi algo apenas para “inglês” ver, tanto que o papel das estrangeiras nos consórcios foi determinante para o cumprimento de requisito mínimo de edital (movimentação de 5 milhões de passageiros/ano), pois no Brasil só havia a Infraero, o que demonstra baixa qualificação perante o know-how desta empresa pública federal, que visa a defesa do interesse público, enquanto a iniciativa privada objetiva o lucro, tão somente.

E ainda somos obrigados a nos deparar com outros informes da Infraero, como o de 08/11/2012, intitulado “Prêmio Infraero de Eficiência Logística é entregue em Campinas”, Notícias Diárias, onde em mais uma cerimônia marcante, a Infraero homenageou os importadores e suas respectivas cadeias logísticas que se destacaram nas operações no Aeroporto Internacional de Viracopos, no período de agosto de 2011 a julho de 2012, com a entrega do Prêmio Infraero de Eficiência Logística 2012.

É, parece mesmo que o mercado não está para o setor público, que a mídia só tem bom olhos para o setor privado, pois mesmo uma empresa pública federal, sustentável e autônoma financeiramente, detentora de certificações NBR ISO 9001 nos aeroportos sob sua gestão, além de “Premio por Excelência da Carga Aérea”, não merece respeito, tampouco os trabalhadores, que são os verdadeiros responsáveis por isso, por esse nível de excelência que a projetou para a terceira posição no ranking mundial de empresas administradoras de aeroportos, procurada, inclusive, por estrangeiros para prestação de consultoria em suas áreas de atuação.

Trata-se de uma grande contradição, algo que vai de encontro à própria lógica racional, pois recordações sobre a trajetória do prêmio, idealizado em Viracopos, e sobre as transformações vividas pelo terminal campineiro nos últimos anos foram retratadas em um vídeo exibido logo na abertura da premiação. Às lembranças relativas ao sucesso destes oito anos do Prêmio Infraero de Eficiência Logística/Viracopos, uniu-se a satisfação dos premiados, compondo a atmosfera da noite.

O que causa maior perplexidade aos trabalhadores são as palavras do Presidente da Infraero: “Eficiência, para nós, é fundamental! Por isso este prêmio é tão importante”, comentou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, que prestigiou a premiação.

A CONCLUSÃO É UMA SÓ: É PRECISO ATINGIR A EXCELÊNCIA PARA SER PRIVATIZADO!!!

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