sexta-feira, 15 de março de 2013

Após privatização, aeroportos usam apenas 28% dos funcionários da Infraero


Por Mauro A. Lorenzon

Apenas 28% dos funcionários da Infraero nos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília migraram para as concessionárias privadas.
Mesmo com o acordo que garantiu estabilidade até 31 de dezembro de 2018 para quem optasse pela iniciativa privada, 1.801 funcionários, de um total de 2.511 que trabalhavam nos três aeroportos, vão permanecer nos quadros da estatal.
Excesso de pessoal e salários elevados, incompatíveis com valores de mercado, sobretudo entre funcionários mais antigos que acumulam benefícios, estão entre as principais razões apontadas pelas concessionárias para não convidar mais pessoas.
Já o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Francisco Lemos, diz que os salários na iniciativa privada é que estão pouco atraentes.
"Eu esperava que as concessionárias tivessem mais bala na agulha para seduzir mais gente", disse.
BRASÍLIA
O concessionário GRU Airport, de Guarulhos, convidou cerca de 600, de um total de 1.321. Mas apenas 379 aceitaram o novo emprego. Eles ainda terão até agosto de 2014 para mudar de ideia e voltar para a Infraero.
Brasília foi o que menos absorveu pessoal. De 390 funcionários, a Inframérica diz que convidou cerca de 100. Destes, pelas contas da Infraero, só 36 aceitaram.
Proporcionalmente, Viracopos, em Campinas, foi o aeroporto que mais atraiu: 37% ou 295 pessoas.
Somando o pessoal contratado de fora, o aeroporto tem hoje 650 funcionários Ðante 790 na gestão da Infraero.
Desde novembro, quando os concessionários privados assumiram os aeroportos, ainda com suporte da Infraero, cerca de 300 foram remanejados para outras cidades.
A estatal também abriu um plano de aposentadoria e de incentivo à transferência para outros órgãos públicos e que atraiu a adesão de 505 pessoas.
A transferência está sendo negociada no Ministério do Planejamento. Uma das ideias é que uma parte vá para a Polícia Federal.
Há ainda cerca de mil funcionários da estatal com a situação por definir. A previsão da Infraero é que até agosto de 2014 a integração esteja totalmente concluída.
Alguns funcionários estão fazendo cursos de capacitação em universidades em Guarulhos e Campinas para serem absorvidos em outras funções. A estatal diz que também pretende reduzir o número de terceirizados para absorver funcionários. Estagiários tampouco devem ter seus contratos renovados.
A Infraero tem 13.938 funcionários de carreira, contratados sob o regime CLT, distribuídos entre Brasília, nove escritórios regionais e 63 aeroportos.
  


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