terça-feira, 16 de julho de 2013

RETROCESSO NÃO!

ATENÇÃO AEROPORTUÁRIOS!

Por Mauro A. Lorenzon

A Infraero começa a preparar os empregados para o pior, diante de sua fragilidade financeira!
Era totalmente previsível o que seria da empresa com a entrega dos aeroportos superavitários.
Gostaria de saber onde está o Fundo Nacional de Aviação Civil - FNAC?
Não tem dinheiro do BNDES para a Infraero?
Já injetaram 1,7 bilhão do Tesouro para obras e serviços nos aeroportos sob gestão pública da Infraero, além de injetarem, também, 300 milhões no capital social da empresa!
A fonte já secou?
Agora querem partir para o retrocesso nas cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho -ACT (benefícios) e o trabalhador é que irá pagar a conta?
Diante do quadro circunstancial, começam a pipocar pelo Brasil afora vozes de aeroportuários indignados contra essa situação (Ex: Salvador, de onde recebi por e-mail a ilustração abaixo).


Um colega de Salvador elencou algumas perguntas que gostaria que o SINA respondesse:
1- Qual o ganho real em termos de reajuste salarial que a categoria obteve durante o período 2010 a 2013?
2- Desde quando ingressei na INFRAERO ouço falar em comissão paritária para discussão de um novo PCCS. Qual o resultado dessa discussão? O que foi sugerido pelo SINDICATO como fruto dessa discussão?
3- Ainda com relação ao PCCS, Por qual motivo o SINA não se manifesta acerca da divulgação de proposta do novo PCCS já apresentada pela COMPASS; empresa contratada pela INFRAERO em Outubro de 2011, pelo valor de R$ 3.489.410,00 (três milhões, quatrocentos e oitenta e nove mil e quatrocentos e dez reais) para criação do novo PCCS inclusive?
4- Por qual motivo, vemos diariamente as manifestações sindicais em todo PAÍS e o SINA permanece inerte?
5- Por qual motivo, enviamos solicitações de esclarecimentos ao SINA, sobre os mais diversos assuntos e não somos atendidos? Sequer recebemos resposta?
6- Por qual motivo, o site do SINA faz questão de divulgar notícias de conteúdo político ao invés de manter os funcionários da INFRAERO atualizados sobre as tratativas adotadas pelo Sindicato em prol da categoria?
7- Por qual motivo, a nossa data base estabelecida em 01/05 todo ano não é cumprida? E de última hora, nos bastidores, sempre entre os meses de agosto o acordo é fechado com migalhas de depósito efetuado em nosso cartão alimentação?
8- Por qual motivo o SINA não intervém para solucionar de uma vez por todas o problema do nosso plano de saúde? ( a Bahia está com um problema sério com os atendimentos da UNIMED, o PAMI só credencia profissionais em Salvador, se você quiser viajar ao interior do Estado não vai ter assistência)
9- Por qual motivo o valor da nossa PL é tão baixo quando comparada a algumas estatais, a exemplo da PETROBRAS? Neste caso nem pretendo comparar com a Petrobras, todas que vi, estadual ou federal, tem valores de PL incrivelmente superiores ao da Infraero.
10- Por qual motivo a prévia de eleição sindical é conduzida nos bastidores e a gestão atual permanece a frente do sindicato, regido por um estatuto unilateral, sem chances de renovação?
11- Qual a influência que a copa das confederações da FIFA tem ou teve sobre o processo de aprovação do nosso acordo coletivo?
Aposto que muitos aeroportuários também se sentem representados nessas perguntas e gostariam de fazê-las também ao SINA.
Parabenizo os idealizadores da campanha! Aproveito para informar que vocês não estão sozinhos!
Propomos uma ação contra o SINA, que não deve ser de conhecimento de todos, mas que está em trâmite: processo em segunda instância (Recurso Ordinário), aguardando pauta de julgamento.
O processo é público e não corre em segredo de justiça.
O teor de nossa inicial encontra-se anexo, também, para conhecimento de todos os interessados.
Em primeira instância, embora parecesse na audiência que teríamos êxito, não foi bem o que aconteceu.
O julgamento, em 2º grau, estava previsto para 18/06/2013, mas foi retirado da pauta! 
Enfim, fizemos o que nossa consciência nos cobrou e nos socorremos do Poder Judiciário!
Aguardaremos a decisão! 
Não acredito que haja a necessidade da fundação de um novo sindicato - não a nível nacional - , mas a ideia da dissolução imediata e de uma gestão provisória: quem sabe?

A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.
Karl Marx e Friederich Engels 

Só sei que não demos causa ao processo de privatização dos aeroportos e agora estão nos preparando para o pior, diante da fragilidade financeira da empresa!

A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.
Milton Santos

Obs: cabe lembrar que não deixaremos de ser aeroportuários com a cessão para outros órgãos públicos, a não ser que o Governo Federal promova a incorporação dos empregados aos respectivos órgãos públicos e aí passemos a integrar uma nova categoria! Será?

O processo está na 7a vara do trabalho de Guarulhos.
Para acompanhar o andamento do processo é só acessarwww.trt2.jus.br e pesquisar no campo de consulta rápida de processos no canto esquerdo superior com o número 00011703020125020317
Inclusive podem cadastrar seus e-mails para receber os andamentos processuais diretamente pelo tribunal.
É possível a consulta:
CONSULTA PROCESSUAL DE 1º GRAU
CONSULTA PROCESSUAL DE 2º GRAU


A primeira pergunta feita pelo colega de Salvador a Infraero já respondeu, parcialmente, através de sua Diretoria Executiva, em informe (sexta-feira, 12 de julho de 2013 19:02): Variação do IPCA X Correção salarial -
"(...)
2- Acumulado do IPCA de maio/2010 a abril/2012 ..........
................................................. 17,83%
3- Reajuste salarial de maio/2010 a maio/2012 ................................................................ 21,33%
Portanto, o acumulado dos reajustes salariais concedidos nos últimos três anos (21,33%) superou o IPCA acumulado no mesmo período (17,83%), ou seja, tivemos ganho real de 3,5%." Leiam o informe na íntegra em ambiente corporativo e aproveitem a assembléia do dia 17/07/2013 para questionarem o SINA a respeito, independentemente se filiados ou não, pois somos todos categoria aeroportuária e temos direito de cobrar a defesa de nossos interesses, afinal, todos contribuem coercitivamente com o imposto sindical e dinheiro nosso está naquela instituição sindical.

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